Histórico do NTE

cropped-nte-copy.jpg

 

Histórico do NTE de Naviraí

 

O Núcleo de tecnologia Educacional de Naviraí ( NTE) foi criado por meio do Decreto Estadual 12.437 , de 31 de outubro de 2007, e inaugurado em 23 de outubro de 2008 para atender os Municípios do Cone Sul do Estado de Mato Grosso  do Sul. O mesmo teve sob sua jurisdição os municípios de Naviraí, Juti, Itaquirai, Eldorado e Distrito de Morumbi, Mundo Novo, Iguatemi, Japorã e Distrito de Jacareí, até o ano de 2014 quando foram incorporados os municípios de Sete Quedas, Paranhos e Tacuru.

A primeira reunião do Núcleo de Tecnologia Educacional, sob a direção do professor Maurício Candido e a equipe de profissionais multiplicadores, ocorreu na STE da Escola Estadual Presidente Médici, com objetivo de estruturar o trabalho a ser desenvolvido na jurisdição.  Posteriormente, mudou para sua sede própria na Rua Riachuelo, nº 69, centro.

A inauguração do NTE Naviraí ocorreu no dia 23/10/2008, juntamente com a aula inaugural do Profuncionário, no Salão Paroquial, e contou com a presença da Secretária Estadual de Educação, professora Maria Nilene Badeca da Costa; da Coordenadora Estadual de Tecnologias Educacionais, Aparecida Campos Feitosa; e da Gerente Municipal de Educação, professora Cleuza Campos Marques, além de várias autoridades que estiveram presentes.

O NTE não tem apenas a função dar suporte técnico e pedagógico aos professores das salas de tecnologias das unidades escolares, mas também acompanhar e estimular os projetos realizados pela COTEC/ SED: E-Proinfo, Formação pela Escola, Brasil Telecom, UCA – Um computador por aluno, Profuncionário, GESAC, Inclusão Digital, PROINFO, Livro Didático, TV Escola e Escola de Gestores e demais que vão sendo implantados/implementados conforme a necessidade, de modo que seu foco é a formação de forma ampla.

Os dez municípios jurisdicionados ao NTE de Naviraí contam com 25 escolas e com três extensões. As escolas oferecem, desde o ensino fundamental, até o ensino médio e o ensino profissionalizante.

Todas as escolas jurisdicionadas ao NTE de Naviraí possuem sala de tecnologias educacionais com Banda Larga Federal, variando de 1MB a 10MB de velocidade. As salas também contam com grades de proteção, ar condicionado, cortinas, instalações elétrica e lógica com tubos galvanizados, conforme exigências do MEC.

Além da adequada estrutura física, os equipamentos tecnológicos presentes nas escolas, como o data show, o projetor integrado, o vídeo, o DVD, a TV, entre outros, são suficientes para que o professor  possa desenvolver eficientemente seu trabalho, no sentido de poder contribuir para a qualidade do ensino e da aprendizagem em todas as escolas da rede estadual de ensino, da jurisdição do NTE-Naviraí.