Ações e Projetos da EE Eurico Gaspar Dutra (Naviraí/MS): sucesso no ensino e aprendizagem dos alunos

Qual é a receita para uma escola obter sucesso no ensino e aprendizagem de seus alunos? A resposta é: não tem receita! Mas um ingrediente é fundamental para que o sucesso seja garantido: professores comprometidos com a sua prática pedagógica. Nesse quesito a EE Eurico Gaspar Dutra está muito bem servida e a prova maior disso são as ações e projetos desenvolvidos pela escola (alguns tradicionais e muito elogiados pela comunidade), resultantes do empenho e dedicação de toda a equipe escolar. Confira agora uma pequena parte do que foi preparado e apresentado para a comunidade no segundo semestre:

  • Ação: Gincana do Dia do Estudante

Em alusão ao Dia do Estudante a comunidade escolar da EE Eurico Gaspar Dutra promoveu a Gincana do Estudante com provas criativas e interativas. O diferencial na gincana desse ano foi o tema “Família e Escola” onde os alunos tinham que envolver os familiares nas provas e brincadeiras.

Os estagiários do curso de Ed. Física e os alunos dos 3º anos do Ensino Médio foram parceiros na condução das atividades nos períodos matutino e noturno. Todos sob o acompanhamento e coordenação da equipe de professores e da gestão escolar.

Uma das provas realizada todos os anos na Gincana do Estudante é a arrecadação de alimentos em prol de entidades assistenciais da cidade de Naviraí/MS. Nesse ano foram contemplados a Casa Lar Santo Antônio (Casa do Idoso), o Abrigo São José (Casa de Acolhimento) e os Vicentinos (entidade filantrópica de apoio aos carentes).

Para além de simplesmente vencer uma prova da gincana, o que fica para os alunos é uma lição de vida e de solidariedade onde o mais importante é compreender que “a doação faz bem para todo mundo. Para quem doa, a sensação de doar-se em prol dos mais necessitados. Para quem recebe, a felicidade de ter o que necessita”.

  • Projeto Vitaminas

Outro projeto que é um sucesso na escola é o Projeto Vitaminas, realizado com os alunos do Ensino Médio da EE Eurico Gaspar Dutra e que, nesse ano, teve como tema o Reaproveitamento de Alimentos.

Foi coordenado pela Prof.ª Aline Franciele Navarro Volpini Klein, de Biologia, e contou também com a parceria dos professores Celia Maria Lourenço Miaise (Arte), Vera Lucia Zolin Leon, Ana Paula da Silva Nogueira, Claudineia Ramires de Moraes e Larissa Freitas Fortunatto (Língua Inglesa I e II), Maria dos Anjos Duarte e Enio Barros Moraes (Quimica), Aquiles Lopes Santana Junior (Sociologia), Samantha Carla Mierez Veja e Elizeu Gomes Diniz (Geografia), Sue Ellen Biazini e Lislaine Cristina Cardoso (Matemática) e é claro, a parceria e o apoio inestimável da Progetec Edileusa Camargo da Silva, da Coordenação Pedagógica, da Direção Escolar e demais funcionários da escola.

O Projeto buscou desenvolver hábitos mais saudáveis de alimentação nos alunos, evitando o desperdício dos alimentos e promovendo a saúde. Foram desenvolvidas atividades para conscientizar os alunos sobre o aproveitamento integral dos alimentos, sobre a importância da alimentação saudável, os tipos de nutrientes e suas principais fontes, como armazenar e estocar alimentos preservando os nutrientes, a importância das vitaminas indispensáveis ao organismo, suas funções e em que alimentos são encontrados.

No fechamento do Projeto, dia 01 de setembro, foi realizada uma noite cultural com direito ao cerimonial de praxe, danças e stands artísticos com objetos confeccionados pelos próprios alunos a partir de materiais reciclados que encantaram a todos, além, é claro, da tão esperada degustação dos alimentos preparados por eles. As equipes foram avaliadas pelos alunos do Curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e pela Professora Coordenadora desse curso, o que demonstra o alto nível das produções realizadas.

A comunidade em peso prestigiou o evento e após o cerimonial, enquanto as salas eram visitadas um grupo de alunos “fazia um som” para animar a galera. Mais um evento primoroso e de sucesso na EE Eurico, graças ao empenho e dedicação de todos.

 Projeto Folclore

O mês de agosto é mês de fantasia e imaginação, pois é o mês do Folclore Brasileiro, comemorado no dia 22. Em alusão a esta data a Prof.ª Eliane Barbosa de Lima, professora da Sala de Recurso Multifuncional preparou o Projeto Folclore com o objetivo de envolver os alunos com paralisia cerebral, autismo, deficiência intelectual, deficiência física e baixa visão.  

A culminância do projeto deu-se no dia 25 de agosto onde foram apresentados os resultados das atividades desenvolvidas em sala de aula em parceria com as professoras das turmas do 1º ano B, 2º ANO B, 2º ano C e 3º ano A do Ensino Fundamental I, pois são as turmas nas quais estão matriculados os alunos necessidades educacionais especiais.

Além de falar sobre o Folclore e a importância da cultura para a construção da nossa identidade, foram trabalhados temas como a influência do folclore no nosso dia-a-dia, além é claro, de muita leitura, pesquisa, reflexão vídeos e atividades em sala para que as crianças aprendessem de modo prazeroso sobre esse aspecto da nossa cultura.

Para deixar tudo ainda mais gostoso, as professoras aliaram o estudo do Folclore com personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo do escritor Monteiro Lobato, conciliando cultura e literatura infantil.

 

Essa é apenas uma pequena parte de tudo que é realizado pela EE Eurico. A escola é referência no ensino de qualidade e está entre as escolas públicas mais requisitadas pelos pais e alunos do município de Naviraí. Isso mostra que qualidade se constrói com dedicação e esforço. Parabéns a todos os envolvidos e quem quiser ver todas as fotos dos eventos é só acessar a página do Facebook da escola https://www.facebook.com/eurico.gdutra.1.

Texto: Lucimeire Antonieta Correia (professora multiplicadora)/ Edileusa Camargo da Silva (PROGETEC)

Coordenadoria Regional de Educação/ Núcleo de Tecnologias Educacionais

Naviraí – MS