A Escola Estadual Leopoldo Dalmolin desenvolveu projeto de frações com as turmas do 5º ano.

A Escola Estadual Leopoldo Dalmolin de Itaquiraí desenvolveu um projeto de frações por intermédio dos professores: Fernanda Aparecida Bomfim Cavallini e José Aparecido Felício Farias nas turmas do 5º ano matutino e vespertino, com o objetivo de desenvolver habilidades com as frações de forma contextualizada, mostrando-lhes a relação teoria/ prática a partir de frações como parte do inteiro.
O projeto foi distribuído ao longo do 2º bimestre, começando com a história dos números fracionários e utilizando o livro didático para aprofundar o conteúdo. Após os alunos terem conhecimento sobre leitura de frações, sobre frações próprias, impróprias e aparentes, usaram a sala de tecnologia para fazerem jogos online e enigma das frações.
Durante esse processo algumas atividades divertidas também foram utilizadas como estratégia pedagógica: dominó das frações, jogo da memória e a corrida das frações, onde os alunos usando o dado e as frações equivalentes no sorteio avançavam na pista até a chegada.
O encerramento do projeto deu-se com a produção de pizzas para que de uma forma lúdica, prazerosa e apetitosa deleitassem de mais um conhecimento prático sobre as frações.

Texto e fotos: Progetec Marcio Luiz Cavallini – marcioluizcavallini@hotmail.com
Edição: Multiplicadora Michelle Milhorança Moreira CRE8/NTE – midolukas@gmail.com