“ARRAIÁ” DA ESCOLA ESTADUAL VINÍCIUS DE MORAES – Naviraí/MS

Pula a fogueira ai, ai, pula a fogueira oi, oi […] Músicas animadas de “arrasta pé”, decorações encantadoras, comidas típicas, apresentações culturais, danças, socialização, cooperação entre os profissionais e interação com a comunidade externa Escolar… nada disso faltou no “Arraiá” da Escola Estadual Vinícius de Moraes em Naviraí. Uma festa alegre, muito bem organizada, que permitiu a confraternização entre os estudantes, a comunidade interna e externa desta instituição.
De acordo com BARROS, 2017: “[…] o surgimento dessas festas foi no período pré-gregoriano, como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra, às boas colheitas, na época em que denominaram de solstício de verão. Conhecidas como Festas Joaninas, receberam esse nome para homenagear João Batista, que batizava as pessoas, purificando-as para a vinda de Jesus.
Segundo a autora, essa tradição trazida ao Brasil pelos portugueses durante a colonização, foi prestigiada pelos negros e índios, pois se assemelhavam as festividades de suas culturas. Em suas palavras esclarece que: “Aos poucos, essas festas foram sendo difundidas em todo o território do Brasil”.
O “Arraiá” do Vinícius de Moraes aconteceu neste sábado (01/07) e já está arraigado no calendário de comemorações da Escola. Uma festividade como essa, é esperada todos os anos pelos estudantes e seus familiares. Parabéns a todos os integrantes dessa instituição.
Referência:
BARROS, Jussara de. “Origem da Festa Junina”; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina/origem-festa-junina.htm>. Acesso em 07 de julho de 2017.

Texto e Fotos: Michelle Milhorança Moreira (Multiplicadora CRE/8) – midolukas@gmail.com
PROGETEC: Aline Gabriela Gonçalves – alineicaraima@hotmail.com