Programa da Escola Estadual Professora Terezinha dos Santos Mendonça de Mundo Novo: “Drogas nem pensar! ”

A Escola Estadual Professora Terezinha dos Santos Mendonça, entende que os temas transversais expressos nos PCNs contribuem com a escola para efetivar os trabalhos necessários a respeito da realidade local. Afinal, o próprio documento afirma que “a educação para a cidadania requer que questões sociais sejam apresentadas para a aprendizagem e a reflexão dos alunos, buscando um tratamento didático que contemple sua complexidade e sua dinâmica, dando-lhes a mesma importância das áreas convencionais. ” (PCNs, p. 25)
Nesse sentido, há um programa antidrogas que mobiliza toda a escola, intitulado “Drogas nem pensar” este pretende despertar nossos alunos a consciência da recusa ao contato com entorpecentes e similares.
Psicólogos, enfermeiros e ex-dependentes são convidados para palestras com os alunos, assim como, os professores de diferentes disciplinas, articulam o tema entre si, por meio de trabalho dirigido e de maneira multidisciplinar.
O trabalho tem gerado efeitos positivos, pois, contamos com a participação dos estudantes nas atividades propostas e a articulação com os familiares por meio deles.
A última palestra na escola aconteceu dia 29/05/2017 com as turmas de 5º ano, proferida pelo Psicólogo Thiago Moreira e o Assistente Social Alcides Simões Gonçalves.

Texto: Professora Coordenadora Carmen – e-mail: eeptdsm@sed.ms.gov.br
Fotos: Progetec Cezar Freitas – e-mail: cezarafreitas@hotmail.com
Edição: Professora Multiplicadora Michelle Milhorança Moreira (CRE8/NTE)