Uma invasão de robôs!!! Alunos das escolas estaduais da jurisdição do NTE/CRE8 desenvolvem oficinas de Robótica Educacional

Desenvolver projetos que tenham a Robótica Educacional como ponto de apoio é um sonho antigo do NTE de Naviraí/MS. Depois de muito planejamento e trabalho em equipe o projeto “Prof.Pardal – levando a robótica para as escolas” sai do papel e tem início nas escolas com a criação de Clubes de Robótica e realização de oficinas preparatórias de Scratch. Serão dois momentos distintos: as oficinas e, posteriormente, a criação de robôs utilizando o arduíno.
Os alunos já estão dando um show na programação em bloco através do Scratch! Os encontros são semanais, com 02 horas de duração, no contraturno, monitorados pelos PROGETECs. O projeto faz tanto sucesso que a garotada não quer mais ir embora e aqueles que possuem computador em casa, com acesso à internet, têm ido muito além nas atividades propostas. É uma enxurrada de prints de jogos e animações feitos pelos alunos. Os professores estão maravilhados com os resultados e têm certeza de que vem muita surpresa boa pela frente.
Atualmente são 28 escolas participantes num total de 420 alunos, além dos professores colaboradores. Os resultados têm sido tão excelentes que já se cogita a possibilidade de, nos próximos anos, ampliar a quantidade de alunos envolvidos.
Durante a realização das oficinas de Scratch os trabalhos não param. Os PROGETECs preparam os alunos contando com o suporte técnico e pedagógico do NTE/CRE8, que por sua vez já está articulando ações para a aquisição dos kits de robótica necessários para a segunda etapa do projeto.
Quem quiser pode conferir as equipes de robótica das escolas no site do NTE de Naviraí ou na página do Facebook (www.nte.com.br e www.facebook.com/ntenavirai). Também estão armazenadas no ambiente virtual algumas fotos tiradas pelos PROGETECs no dia-a-dia das oficinas.
O NTE de Naviraí/MS objetiva um avanço significativo na aprendizagem dos alunos envolvidos na Robótica Educacional, pois diversos conteúdos e componentes curriculares são englobados na proposta. Espera também obter ótimos resultados dessas equipes para organizar uma Mostra Cultural e Tecnológica, bem como participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, que ocorrerá no mês de outubro e cujo tema, “A Matemática está em tudo”, vem de encontro com a proposta elaborada para as escolas.
Alunos e professores envolvidos estão empolgados com o projeto, e com certeza, os resultados serão os melhores possíveis. Cabe a cada equipe, a partir de agora, mostrar a sua criatividade.

Texto: Lucimeire Antonieta Correia
NTE/ Naviraí (MS)